BALANÇO PATRIMONIAL DE 2018 – PROVIDÊNCIAS – PRAZO 10/01/2019

Com o encerramento do Balanço Patrimonial de 2018, torna-se necessário o envio das informações de seus controles internos em 31/12/2018, para que possamos realizar o confronto com os saldos contábeis.

* Clientes a Receber (títulos vencidos e a vencer) e Adiantamento de Clientes em 31/12/2018 Relação analítica com: nome do cliente, data de emissão do documento, nº documento (NF), data de vencimento;

* Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa: Identificação dos títulos vencidos de clientes, cujos esforços de recebimentos foram esgotados ou há prováveis perdas no recebimento destes créditos.

* Contas a Pagar: Fornecedores a pagar (títulos vencidos e a vencer), contas a pagar e adiantamento aos fornecedores em 31/12/2018 – Relação analítica com: nome do fornecedor, data de aquisição, nº documento (NF), data de vencimento;

* Impostos e contribuições a recolher: Relação analítica com: identificação do tipo de imposto, competência, valor e vencimento;

* Contratos de financiamentos (leasing, finame, etc), empréstimos (capital de giro) e outros valores em aberto em 31/12/2018. Relação analítica com: data do contrato, total de parcelas, valor total em aberto;

* Estoques de Mercadorias e Produtos;

O inventário é parte integrante do SPED Fiscal, no Bloco H (de acordo com layout previsto na legislação). Este registro deverá ser apresentado para discriminar os valores totais dos itens/produtos do inventário em 31 de dezembro de 2018.

ATENÇÃO: O valor informado para fins do Balanço, deverá ser o mesmo a ser declarado no SPED Fiscal.

* Ativo Imobilizado

Significativas variações de preços podem ter ocorrido desde a aquisição dos bens até o encerramento do exercício social, o que pode provocar distorções nas demonstrações contábeis (Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC nº 27).

Assim, a administração deverá identificar e avaliar os bens com valores relevantes a operação, em relação a estimativa da vida útil, ou seja, considerando o uso do bem até o seu final, enquanto ele estiver em condições reais de proporcionar benefício econômico.

Obs.: Ressaltamos que o não envio desta avaliação, nos permitirá realizar o encerramento do Balanço Patrimonial e em Notas Explicativas informar que não houve desgastes, danos, obsolescência ou desvalorização relevantes.

* Informes de Rendimentos do ano calendário de 2018 dos bancos (aplicações financeiras) e também de seus clientes (serviços prestados e/ou vendas e serviços para órgãos públicos).

* Contingências Ativas e Passivas: relatório detalhado por natureza da contingência (trabalhista, previdenciária, tributária, cível, ambiental, etc.), descrição detalhada do evento contingente que envolve a empresa, chance de ocorrência da contingência (provável, possível ou remota) e instâncias em que se encontram em discussão os passivos contingentes (administrativa ou judicial, tribunais inferiores ou superiores).

* Depósitos Judiciais: relação dos depósitos judiciais realizados no exercício atual e anteriores que continuam em trânsito, contendo nome do depositário, valor e número do processo.

Todas estão informações devem ser enviadas em formato digital (word, pdf, excel) através de nossos canais de atendimentos.

 

Estamos a inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Departamento Contábil

contabil@seteco.com.br

3500-3500