Logo Jovem Pan

Em entrevista à Jovem Pan, presidente da Seteco tira dúvidas sobre IRPF 2016

O presidente da Seteco e vice da Associação Comercial de São Paulo, José Maria Chapina Alcazar, foi destaque na programação da Rádio Jovem Pan na tarde da última quarta-feira (13-04), ao abordar os principais pontos a que o contribuinte deve se atentar na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.

A duas semanas do final do prazo, que se encerra no dia 29 de abril, Chapina Alcazar sugeriu cautela para organizar os documentos como informes de rendimentos, extratos bancários e operações de compra e venda de imóveis e veículos, dentre outros.

“Neste momento em que todos estão preocupados com a política, não podem esquecer também de exercer a cidadania nacional por meio da declaração do imposto de renda”, salientou o presidente da Seteco, que foi ouvido na qualidade de conselheiro do SESCON-SP (Sincato das Empresas Contábeis e de Assessoramento no Estado de São Paulo) e diretor da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

Na sua avaliação, as informações relacionadas a despesas médicas devem receber um cuidado especial, pois serão cruzadas com os valores declarados pelos médicos neste mesmo campo.

“Este é um dos maiores índices que levam o contribuinte a cair na malha-fina”, acrescentou Chapina Alcazar.

O empresário contábil orientou ainda sobre quando é mais vantajoso entregar a declaração completa ou simplificada e tirou dúvidas pontuais enviadas por ouvintes.

Confira aqui a entrevista completa.