Apesar do profundo conhecimento de leis, é comum profissionais do Direito terem dúvidas de como abrir um escritório de advocacia seguindo trâmites legais e regras contábeis vigentes.
Certificado digital, registro, definição do regime tributário e constituição societária são alguns dos primeiros passos para que um advogado abra sua empresa, mas o processo é muito mais complexo, por isso o auxílio de um contador faz toda a diferença.
A Seteco conta com profissionais especializados em abertura de empresas de diversos segmentos. Fale conosco e comece seu negócio com planejamento estratégico e personalizado!
Ao pensar em como abrir um escritório de advocacia, muitas vezes os profissionais focam na atuação e esquecem que estão criando uma empresa. Diante disso, é importante ficar atento às etapas fundamentais da abertura para que o escritório tenha bons alicerces desde o começo.
Passo a passo de como abrir um escritório de advocacia
Antes de começar a tomar as primeiras providências para a abertura do negócio, é preciso que o advogado:
- Tenha um registro ativo e regular na OAB
- Não tenha pendências com a Receita Federal
- Decida se irá atuar sozinho ou em sociedade
- Siga todas as regras da Ordem para montar o escritório, principalmente no que diz respeito à questão societária, que neste segmento é muito específica e merece atenção especial.
Na parte contábil, é importante ficar atento aos seguintes passos para entender como abrir um escritório de advocacia:
1- Obtenha um certificado digital para representante legal (e-CPF).
2- Reconheça a personalidade jurídica e registre a empresa nos órgãos competentes (OAB, Receita Federal, Prefeitura Municipal, Previdência Social e Caixa Econômica Federal).
3- Escolha o regime tributário. Assim como em todos os processos de abertura, um contador é imprescindível para te auxiliar a fazer a escolha certa, te dar mais tranquilidade na relação com o Fisco e se planejar de forma estratégica tomando as melhores decisões.
A sociedade pode optar por qualquer um dos regimes tributários existentes: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Tudo depende da estratégia do negócio, de como os advogados, que também são empresários, planejam o desempenho do escritório.
Vale lembrar que o ISS tem tratamento diferenciado em Sociedades Uniprofissionais. O Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza é cobrado de acordo com o número de profissionais e não é baseado no valor do serviço prestado, como exige a regra geral.
Ou seja, como a maioria dos escritórios de advocacia se estrutura como Sociedades de Profissionais, é preciso ficar atento para apurar o ISS a cada trimestre.
4- Abra uma conta bancária para o CNPJ que for constituído e aporte o valor do capital social. É importante que os sócios separem totalmente seus gastos de pessoa física da pessoa jurídica para evitar erros na hora de prestar contas para a Receita.
5- Mantenha os controles internos em dia. É imprescindível organizar e controlar a movimentação financeira da empresa desde o primeiro momento.
Arquivar documentos importantes, mesmo que digitalmente, e utilizar um sistema de gestão podem ser estratégias interessantes para não ter dor de cabeça depois. A Asplan pode te ajudar na escolha da melhor plataforma para gerir o seu negócio!
Um contador terceirizado, ativo e regular no CRC garante que a empresa comece os trabalhos regularizada e não tenha problemas com o Fisco, além de ficar atento às especificidades do segmento e poder prestar consultorias regulares que apontem o andamento do negócio no aspecto financeiro, fiscal e tributário.
Dúvidas de como abrir um escritório de advocacia? A Seteco atende o segmento de forma personalizada e seus profissionais atuam como verdadeiros parceiros do empreendimento. Fale conosco!